quarta-feira, 23 de abril de 2008

Breve Descrição do Projecto

Com este trabalho, procuro dar mais visibilidade aos mendigos com os quais nos cruzamos diariamente. Não como uma exaltação à mendicidade, mas como um reconhecimento aos que, mesmo vivendo na rua, usam o seu esforço e criatividade para ganhar a vida. Os Mimos de rua são, para nós, criaturas estranhas que animam as ruas por onde passamos. Porém, evitamos olhar mais de perto, para não encontrarmos o mendigo que fingimos não vermos quando dorme coberto de cartões. E evitamos mais ainda ver a pessoa que vive nesse mendigo, porque dói ver uma pessoa a viver na rua. Mas se for só um mendigo… dói menos.
Como nos diz Antoine de Saint-Exupéry, há muito que os homens esqueceram os rituais que levam as pessoas a conhecerem-se, a prenderem-se e a cativarem-se umas às outras. Por isso, senti a necessidade de criar uma instalação interactiva onde procuro recuperar o conceito de relacionamento.
O participante é levado a iniciar uma relação com a pessoa que se encontra na tela, pela curiosidade de se aproximar para ver melhor, primeiro, e depois pela magia dos movimentos do Mimo que geram coisas invisíveis. Essa invisibilidade real é esbatida pela realidade aumentada que faz aparecer aos nossos olhos o que só existe na imaginação que nos liga ao Mimo.
Todavia, uma relação é algo que se constrói, são limites que se vão dilatando com o tempo. É o tempo que investimos numa relação que a torna importante. Mas os Homens já não têm tempo e, se tentarem apressar o contacto com o Mimo, se se aproximarem demasiado, irão assustá-lo.

2 comentários:

cenildo silva disse...

Sou estudante de arte da UFBA,tenho grande interesse na vida dos moradores de rua, e sempre trabalhei com esta temática.Fiquei fascinado com tudo que você escreveu,parece que somos a mesma pessoa!
Parabéns por tudo!

Inês Petiz disse...

Obrigada pelo comentário. É bom que haja mais pessoas a pensar assim. Tens algum trabalho on-line que dê para ver?